O Surgimento do Escotismo no Brasil

Desde 1910 contribuindo para a educação de crianças e jovens brasileiros

No início deste movimento na Inglaterra, havia um grupo de oficiais e praças da Marinha que se encontravam na Inglaterra acompanhando a construção de navios de guerra para o Brasil. Logo, eles tomaram conhecimento daquele movimento que crescia fortemente, liderado por um ídolo militar britânico, o General Robert Stephenson Smyth Baden-Powell.


Então, o tenente Eduardo Henrique Weaver se interessou pelo movimento e buscando mais conhecimento a seu respeito, acabou por escrever a matéria "Scouts e a Arte de Scrutar" para a revista “Ilustração Brasileira”, publicada no nr. 13 de 01/12/1909.


Ao longo das três páginas da matéria, havia sete fotografias, inclusive, uma delas era do primeiro acampamento escoteiro em Brownsea, este foi o primeiro registro escoteiro no Brasil.


Neste tempo, outros militares brasileiros que, também, acompanhavam a construção dos navios, se entusiasmaram com o movimento, até que os suboficiais do Encouraçado Minas Gerais retornaram ao Brasil em 17/04/1910, trazendo consigo os primeiros uniformes e acessórios escoteiros e, liderados pelo suboficial José Affonso Severino Drummond junto com Amélio Azevedo Marques, em menos de 02 meses (14/06/1910), elaboraram o primeiro estatuto e fundaram o Centro de Boys Scouts do Brasil.


Infelizmente, o Centro de Boys Scouts do Brasil encerrou suas atividades em 1914, pois os militares que o lideravam viajavam com frequência, outros foram transferidos para regiões diversas e a falta de conhecimento dos pais sobre o movimento contribuíram para seu fechamento.


Apesar disto, rapidamente o Movimento Escoteiro se espalhou pelo Brasil com diversas associações independentes no Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por exemplo, até que, em 4 de novembro de 1924, foi criada a União dos Escoteiros do Brasil, acompanhando o desejo de Baden-Powell de ver o senso de unidade entre os diversos Grupos Escoteiros em cada país.

Share by: